terça-feira, 29 de agosto de 2017

RAC | Ego

Um belo dia chega o meu moço a casa e, como quem não quer a coisa, mete uma música deste álbum a tocar - Ego, de RAC. Sem fazer ideia do que era, primeiramente estranhei mas depois aquela música entrou que nem uma maravilha. 

Música para os meus ouvidos - literalmente!

Depois passou muito rápido pelo álbum, ressalvando desde logo que não gostava mas que eu ia adorar.

E como ele tinha razão! Como ele me conhece! Imediatamente coloquei este álbum em "lista de escuta" (sim, eu tenho essa lista mental, LOL 😜), e bastou uma audição para gostar imenso, uma segunda para adorar, uma terceira para me convencer por completo e começar a ouvir em repeat, familiarizando-me com todas as nuances de todas as músicas. 😍

No outro dia, lá estava eu a ouvir novamente o álbum, a caminho de algum sítio, de autocarro. Ia anotando os nomes das músicas que gostava mais, para escrever este post, até que me apercebi que mais valia era ter escrito as que não me diziam grande coisa. Pois é, não há uma música neste álbum que eu propriamente não goste, só 2 ou 3 não me dizem muito, mas as outras....Amo! 💟

Normalmente, eu primeiro oiço a música, para mim a música em si é tudo e muito raramente ligo ou vou pesquisar sobre o artista em si. Desta vez fui e qual não foi o meu espanto quando descobri que ele - o RAC, nome real André Allen Anjos - é português! Vi que ele já fez algumas outras coisas, não conhecia e ainda não conheço nada. 

Fiquei vidrada neste álbum, POP, pop puro, como eu adoro música pop!!! :)

Vou deixar então aqui as músicas com mais destaque para mim (quase todas, aviso já! 😜 )

FEVER

 Aquele início... Lindo e nem faz adivinhar nada do que por aí vem. E depois, explode, explode num tom pop, leve, uma música ideal para começar um álbum assim. Com um tom extremamente positivo, natural e espontâneo. À medida que a música desenvolve, aqueles sintetizadores lá no fundo, quase que passam despercebidos aos mais distraídos, mas eu tenho um ouvido implacável para aquilo que eu chamo de sintetizadores felizes 😂


NOBODY

 Tenho as minhas reservas quanto a esta faixa, a voz dela não me convence muito. Mas gosto imenso do desenrolar da música, quanto mais perto do final, melhor fica. Adoro aqueles "violinos" (ou sintetizadores a imitar), piano no fim, e adoro a transição natural para a música seguinte, que para mim é das melhores do álbum.


UNUSUAL

Adoro tudo nesta música. A batida extremamente pop, a voz dela, os efeitos da voz dela a desvanecer-se e em duas vozes, no refrão. Love it, love it, love it! E mais uma vez, uma transição para a música seguinte. (adoro álbuns assim, com transições entre as músicas, como se fosse tudo um continuum)


THIS SONG

Amo todo o feeling disco que esta música tem, com o efeito de beat "distante", como se o som estivesse lá bem longe, alternado com uma súbita subida de volume e "clareza" do som. Adoro este mix, adoro a melodia e o desenrolar de toda a música. "Entra" que nem manteiga :P



NO ONE HAS TO KNOW

Para mim, das melhores músicas. Opa, são todas das melhores! Não consigo decidir! xD
Mais uma vez um início discreto mas giro, um tom de disco, e um refrão que é uma explosão de êxtase completa... a voz dele, os sintetizadores todos à mistura  ❤️❤️❤️


THE BEAUTIFUL GAME

 Esta foi a música que ele inicialmente me mostrou. A tal que entrou (quase) de imediato. Digam lá que não é uma explosão de absoluta boa disposição, "bola para a frente", felicidade, energia...?! :D
E depois da explosão, termina em calmaria... e beleza :) e mais uma transição, perfeita, para a música seguinte.


JOHNY CASH
Uma música leve onde se destaca o refrão, que adoro :)


IT'S A SHAME
Começa logo com aqueles sintetizadores iniciais. Adoro esse tipo de sons, como já devem ter percebido :P Depois desenrola-se numa música extremamente pop. Confesso que não gosto da voz dela inicialmente, mas depois no refrão muda e fica mil vezes melhor :D Mais uma música leve, para ouvir em dias bons e solarengos! :P


BE

A primeira vez que ouvi esta música, pensei logo "Lykke Li, is that you?!". Não é, mas podia ser. Adoro este timbre de voz feminina, fiquei apaixonada à primeira audição. E não só a voz dela, mas toda a estrutura da canção, a mistura de sons, aquele tom constante positivo e "do bem". Para mim, uma canção Pop perfeita do início ao fim. Lá está... again, das melhores do álbum :P


HEARTBREAK SUMMER
 
Ainda com os resquícios da música anterior (yet another perfect transition), surge um início tímido e uma voz feminina com aquele tom rouco que tanto gosto de ouvir. E depois.... magia. Esta música é MAGIA! Especialmente aquele final completamente expansivo e que me dá vontade de subir às estrelas. Único defeito: essa parte deveria prolongar-se um pouco mais.


END
Como o próprio nome indica, esta é a música final do álbum, e para mim traduz-se literalmente nisto: coming down from a high. Todo o álbum foi tão enérgico, extásico, positivo, feliz, tudo e mais alguma coisa..... E agora, é tempo de acalmar. É tempo de serenidade. Tempo de levitar.
Os sons, calmos por si, e aquela voz lá bem no fundo a repetir "I am Happy, I am Happy, I am Happy" no início da faixa... Perfeito, perfeito, perfeito.



Este álbum é uma viagem. É um continuum do início ao fim. Todas as músicas são diferentes (embora com a mesma linha condutora), com transições brutais entre si, como se nunca terminasse uma e iniciasse outra, mas sim como se a primeira música se ligasse à última de uma forma natural, passando no entanto por muitas fases diferentes - todas elas, porém, marcadas por um extremo positivismo. É um álbum maioritaramente feito de colaborações (reparem nos "Ft." em quase todas as músicas), portanto com vozes e elementos diferentes, mas todas na mesma onda. Os sintetizadores, a mistura de elementos, a alegria que este álbum transmite, terminando neste "End", nesta pacificidade calma mas feliz como quem terminou de fazer uma viagem inesquecível.

BRUTAL, dou 10 em 10 e recomendo muito este álbum para quem, como eu, é apaixonado/a por música Pop. 💜💜💜


1 comentário:

João Cunha disse...

A parte mais gira é que não acho piada nenhuma ao álbum. :P Eheheheh!